Carta do Presidente

É com grande satisfação que ocupo o cargo de Presidente da Associação Paralelo 17°S ¨O Descobrimento¨ “P17°S”.

O nome da associação deriva do ponto geográfico onde Pedro Álvares Cabral fez seu primeiro abastecimento de água doce no Brasil, na foz do Rio Cahy, aos 17 graus de latitude ao sul do Equador (Paralelo 17°S).

O P17°S é o conjunto de diversos esforços da sociedade civil voltados para o bem social com o enorme desafio de desenvolver um projeto visionário em prol da população do extremo sul da Bahia. Pretendemos ser um modelo de como a união pode transformar a vida de todos para melhor, com ética, valores e transparência, implementando o desenvolvimento sustentável para a melhoria da vida da população regional.

Estamos mostrando que a sociedade civil tem capacidade e conhecimento profundo para desenvolver esta região, com projetos a favor das comunidades locais e para o bem-estar de todos nós que amamos este pequeno pedaço onde foi descoberto o Brasil.

A Região do extremo sul da Bahia necessita ser ambientalmente preservada, já que abriga os últimos resquícios de Mata Atlântica do país, bem como contém espécies ameaçadas de extinção. A população da região também é carente em diversos aspectos sociais. Esses dois fatores ensejam a necessidade de implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável para a região, com o apoio de toda a população.

Acreditamos que o Brasil está mudando para melhor. Estamos em um momento que precisamos de ações para fortalecer a iniciativa civil e mostrarmos que podemos fazer o Brasil acontecer para o bem comum. Estes são tempos de um novo olhar, novas forças, para enfrentar uma nova visão do desenvolvimento humano. Um novo caminho está se abrindo no horizonte, cheio de esperança, para conseguir obter uma oportunidade mais justa para todos.

Entre os projetos da associação estão como prioridades o incentivo à preservação do patrimônio histórico cultural e artístico da Bahia, à preservação ambiental, ao ensino de valores morais e éticos e ao combate à discriminação, à violência e à pobreza, dentre tantos outros.

Desde já, quero agradecer nossos presentes e futuros apoiadores para a implementação desse projeto conjunto.

Prado, 4 de abril de 2016

Associação Paralelo 17°S ¨O Descobrimento¨
Ubiratan Mattos
Presidente