Foto James Stewart Granger

Educação

Um país sem Educação de qualidade jamais será uma nação plenamente desenvolvida. A Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional afirma que “é direito de todo ser humano o acesso à educação básica”, assim como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que estabelece que “toda pessoa tem direito à educação”.

Apesar de estarmos em pleno século XXI, nos deparando com várias inovações tecnológicas, ainda convivemos com um grande problema que impede o pleno desenvolvimento do nosso país: a falta de investimento público na área educacional.

No Estado da Bahia, por exemplo, a taxa de analfabetismo em 2013 ainda era de 14,3%, segundo a PNAD/IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A média no Brasil é de 8,7 %, e em estados mais ricos, como São Paulo, esse índice é inferior a 5%.

Uma nação que investe na Educação contribui ativamente no crescimento econômico e no desenvolvimento social e cultural de sua sociedade e do país como um todo. A Educação é um fator diferencial, uma vez que através dela os indivíduos têm maiores chances de conseguir trabalhos qualificados, além de participação ativa na vida democrática, podendo desta forma ter pleno conhecimento dos seus direitos e deveres e usufruir dos mesmos.

Ciente de tudo isso, a Associação Paralelo 17°S “O Descobrimento” patrocina inúmeras iniciativas e tem outras várias propostas para promover melhorias nas políticas educacionais voltadas às comunidades do extremo sul do estado da Bahia.

Apoiamos projetos de alfabetização, programas de merenda escolar e ações nas áreas de Educação Física, esportes e lazer, como Ginástica na Praça, competições de esporte náuticos, ciclismo, maratonas aquáticas, etc.

Incentivamos a construção de creches comunitárias e a construção de estruturas culturais (ecomuseu, cinema, videoteca, ponto de cultura com acesso à internet) e defendemos a criação de uma escola de artes navais na região e do complexos poli-esportivos em Prado e seus distritos, entre outras importantes propostas que certamente farão a diferença na formação das crianças e os jovens da região, proporcionando a elas um futuro com melhores perspectivas profissionais e mais possibilidades.