Prado

Prado é um município do extremo sul do estado da Bahia. Sua população, segundo o censo do IBGE de 2004, era de 28.481 habitantes. Possui uma área de 1.670,17 km². Foi próximo à foz do Rio Cahy, dentro dos limites do município, que a frota de Pedro Álvares Cabral desembarcou em 23 de abril de 1500, tomando posse do Brasil em nome de Portugal.

Prado fica a 789 km de Salvador, a capital do Estado, e tem como limites os municípios de Porto Seguro (ao norte), Alcobaça (ao sul) e Itamaraju (a leste).

Segundo dados do IBGE de 2008, o PIB do município é de R$ 239,6 milhões, o que resulta em um PIB per capita de R$ 918,63.

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade é de 0,621 (a média do Brasil é de 0,755, e a média do Estado da Bahia é 0,660).

Prado teve origem numa aldeia de índios descendentes dos Aimorés, que se estabeleceu por volta de 1755, à margem esquerda do Rio Jucuruçu, próximo ao mar. Prado faz parte da zona turística hoje conhecida como Costa das Baleias, que integra os municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri. Vestígios do século XIX podem ser apreciados no centro histórico, com ruas estreitas, calçadas com paralelepípedos e praças arborizadas. É lá que fica a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, de 1896.

O Mercado Municipal funciona como feira livre coberta. Lá, é possível encontrar, especialmente aos sábados, frutas, verduras, legumes, carnes e peixes, além de urucum, dendê, farinha de mandioca, pimenta, beiju de coco, requeijão caseiro e muitas outras delícias regionais. Praias calmas de águas mornas estendem-se por mais de 80 km de litoral. As mais conhecidas são as de Cumuruxatiba, do Corumbau, de Imbassuaba, do Moreira, das Ostras, da Paixão, da Lagoa Grande, do Coqueiral e da Amendoeira.