Foto James Stewart Granger

Saúde

Um dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU é “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”. É por isso que a Associação Paralelo 17ºS “O Descobrimento” luta, em parceria com as instituições governamentais nas instâncias municipal, estadual e federal.

 
Os objetivos nessa área incluem a redução da taxa de mortalidade materna, acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos, erradicar ou pelo menos ter sob controle epidemias de Aids, tuberculose, malária, zika, dengue e chikungunya, combater a hepatite e doenças transmitidas pela água, cuidar da saúde mental e do bem-estar, tratar das pessoas com dependências químicas, promover o planejamento familiar, oferecer cuidados à saúde bucal e atingir com os serviços de Saúde uma cobertura universal, garantindo também o acesso a medicamentos e vacinas essenciais.

 
Em Prado, os serviços públicos de Saúde disponibilizam no hospital municipal, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e na UBS (Unidade Básica de Saúde) atendimentos em várias especializações: há cardiologista, neurologista e ginecologista atendendo no Hospital Jonival Lucas, pediatra e ortopedista atendendo na UPA e oftalmologista na UBS. A Secretaria ainda oferece atendimento na farmácia básica, exames laboratoriais  (preventivos), ultrassonografia, eletrocardiogramas, Raio-X e teste da orelhinha.

 
A meta daqui para frente é ampliar o número de especialidades e exames oferecidos, além de incrementar a qualidade e ampliar a cobertura dos atendimentos, inclusive criando postos avançados nas regiões mais distantes do centro urbano do município.

 
Para que esses objetivos sejam alcançados, são necessários e essenciais esforços conjuntos das três instâncias do governo, assim como da sociedade civil. Sem a participação de todos, a obtenção de resultados satisfatórios fica comprometida.

 
(Fontes: ONU e Secretaria Municipal de Saúde de Prado)