Shokunin – Artesanato

O artesanato é uma atividade que, além de ser uma forma de expressão das tradições culturais de um povo, pode ser também uma alternativa de fonte de renda para a população local. O artesanato brasileiro tem vários itens muito valorizados, como as bolsas e acessórios em capim dourado do Jalapão, as rendas de bilro do Ceará, as panelas de barro do Espírito Santo, as peças utilitárias em estanho de Minas Gerais e as redes da Amazônia, entre outras tantas.

No extremo sul da Bahia, são famosas as cestarias de fibra de coco e também os acessórios, bijuterias e souvenirs feitos com as coloridas sementes de plantas da Mata Atlântica, mas também podem ser encontrados trançados e bonitas peças de cerâmica e objetos entalhados em madeiras nobres como o pau-brasil. Essa é uma atividade que precisa ser incentivada. Os artesãos precisam de estímulos, treinamento e capacitação, para que seus produtos fiquem ainda mais atraentes e mais aprimorados e para que sua arte obtenha um reconhecimento ainda maior.

Pensando nisso, a Associação Paralelo 17°S – O Descobrimento quer trazer para os artesãos das comunidades do sul da Bahia o espírito Shokunin, uma filosofia nipônica que orienta a atividade de artistas, cozinheiros, operários e até mesmo de estudantes.

No Japão, a palavra “shokunin” pode ser traduzida literalmente como “artesão”, mas essa descrição não expressa completamente o seu significado mais profundo. Para os japoneses, shokunin significa não só ter habilidades técnicas, mas também implica uma atitude e uma consciência social. O shokunin tem um compromisso de trabalhar e dar o seu melhor para o bem-estar geral da comunidade. Essa obrigação é espiritual e material – não importa o que seja, a responsabilidade do shokunin é cumprir essa exigência e buscar a perfeição. É fazer algo não só pela alegria de fazê-lo, mas executar o trabalho com cuidado, lindamente e ao máximo de sua capacidade. No Japão, isso pode ser notado nas criações de um desenhista, nas obras de uma escultora e até mesmo no orgulho e no esmero de uma equipe de limpeza.

Cinco são os pilares que sustentam e orientam a atividade e o espírito de todo shokunin:

  1. Majime / Dedicação: A perseverança e o compromisso constante com o trabalho árduo são fundamentais na busca pelo melhor resultado final. Mesmo que um artesão seja abençoado com um dom, ele precisa ser exercitado. Empenho e aplicação são atributos sempre muito bem vindos.

 

  1. Kojoshin / Evolução: Aspirar sempre por uma melhora, sem nunca se acomodar, é primordial. Quando você achar que chegou no auge, daí em diante iniciará seu declínio. É importante sempre mirar para o alto. Mesmo que o seu trabalho seja repetitivo, é importante encontrar um modo de torná-lo mais desafiador e instigante, aprimorando-o passo a passo – sempre.

 

  1. Seiketsukan / Limpeza: Trabalhar com organização e métodos é crucial e é também uma forma de manifestar o seu respeito pelo que está fazendo. Em um ambiente de trabalho bagunçado ou sujo, a criatividade não flui, a concentração se perde e a perfeição fica mais difícil de ser atingida.

 

  1. Ganko / Obstinação: Um pouco de teimosia e audácia são desejáveis e podem colaborar para um melhor trabalho. Buscar o consenso é bom, mas pode trazer acomodação. Para ser genial é preciso pensar diferente, ousar, perseguir permanentemente a originalidade e procurar sempre alguma forma de inovação. Siga sua intuição, fique atento aos seus insights, faça a diferença.

 

  1. Jyonetsu / Paixão: Amor pelo que se faz e entusiasmo são outros ingredientes essenciais na rotina de quem não se contenta com o mediano e só se satisfaz com a excelência. Sem emoção não existe arte.

A Associação Paralelo 17°S – O Descobrimento quer introduzir esse espírito shokunin e os conceitos dessa filosofia de trabalho na mente dos artesãos do extremo sul da Bahia. Dessa forma, todos sairão ganhando: os que vão produzir com mais técnica e mais consciência, os que poderão usufruir da renda gerada por esse trabalho e os que vão adquirir produtos de melhor qualidade. A criação de todo artesão é uma forma de arte, e toda arte é um caminho para a mudança.