Turismo – Reconexão com a natureza

Sensação de liberdade, respirar ar puro, sentir o cheiro da floresta, deliciar-se nas águas do mar e lavar a alma. Tudo isso você pode viver nessa região ainda virgem e despertar o seu espirito aventureiro.

O potencial turístico do entorno do Paralelo 17°S é enorme e, apesar de a região já possuir excelentes hotéis, pousadas e residenciais, ainda há incontáveis oportunidades nesses segmentos. O Turismo com certeza vai ganhar uma importância ainda maior como um dos catalisadores do progresso de cidades como Prado, Alcobaça e Caravelas. Em Porto Seguro, mais ao norte, ele atrai centenas de milhares de visitantes todo ano – não só do Brasil, mas também do exterior.

Para quem quiser curtir o sossego da praia e o clima sempre agradável do litoral sul baiano, peixes e frutos do mar fresquíssimos, fornecidos pelos pescadores da região e hospedagens cheias de bossa.

Como esse trecho do litoral do extremo sul da Bahia é conhecido como a Costa das Baleias, ir até lá é não ver de perto esses cetáceos é mais ou menos como ir a Roma e não ver o papa. Várias escunas e catamarãs operam tours náuticos para a observação de baleias em alto-mar, com saída de Caravelas ou de Prado. Outro passeio de barco que é incrível e não pode deixar de ser feito na região é a visita ao Arquipélago de Abrolhos.

Para quem quiser ter uma amostra da biodiversidade marinha da região, mas sem ir tão longe, basta ir até os recifes de corais de Guaratiba, próximos a Prado. Nas piscinas naturais que se formam quando a maré baixa, é possível ver tartarugas, polvos, crustáceos e peixes multicoloridos.

Se você tem interesse em explorar os Parques Nacionais do Descobrimento e do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, clique nos ícones dedicados a essas Unidades de Conservação na home do nosso site. Mas, se a sua maior curiosidade é conhecer de perto um manguezal, o melhor lugar para fazer uma expedição como essa é a foz do rio Peruípe, em Nova Viçosa, de onde o escultor polonês radicado há décadas no Brasil Frans Krajcberg extrai a maioria das raízes retorcidas que compõem as suas obras de arte.

Agora, se a ideia é remar sobre um caiaque ou fazer stand up paddle, a dica é ir até a Reserva Extrativista Marinha do Corumbau, onde as águas são tranquilas e limpas e as praias são praticamente intocadas, frequentadas apenas pelos pescadores que ali vivem e de lá extraem o seu sustento.

Quem curte pedalar pode se programar para fazer uma visita a Caraíva, uma vila charmosa de apenas 500 habitantes onde não é permitida a circulação de carros e nem de motos.

Por fim, a região tem ainda uma intensa programação de festividades e promoções que funcionam como pólos de atração turística. Apenas no município de Prado, o calendário inclui eventos como o Festival Gastronômico, o Prado Moto Rock, o Festival das Baleias, o Festival das Orquídeas, as festas de Réveillon e o CarnaPrado, entre outros tantos.

Esportes que você pode praticar na região. As nossas dicas:

Trekking, Arborismo, Mergulho, Windsurfe, Stand Up Padle, Mountain Bike, Voo Livre, Balonismo, Parapente, Rappel, Kitesurf, Canoa, Kayak, Vela e outros esportes ecológico.

Embora esses esportes aproximem o homem das questões ambientais, é preciso saber como atuar de forma ética e consciente. O conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável é essencial para a preservação do planeta, até para que as futuras gerações possam usufruir deste mesmo espaço.

Não esqueça: Recolha todo o lixo, evite fazer fogueiras, ande somente nas trilhas!